Terraços no contacto com as traseiras das casas da Rua da Junqueira



Isabel Barbas / Diogo Seixas Lopes (texto) + Nuno Cera (fotografia)

A arquitectura ainda pode ser pública?

Museu dos Coches, Lisboa. Projecto de Paulo Mendes da Rocha 

O projecto do novo Museu dos Coches foi lançado em 2008 para fazer coincidir a inauguração do edifício com as comemorações do Centenário da República em 2010. Este Inverno visitámos o estaleiro da obra, na zona ribeirinha de Belém. Praticamente pronto, o edifício continua vedado e o seu destino dado como incerto.

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 O novo Museu dos Coches em Lisboa ocupa um terreno entre a Rua da Junqueira e a Avenida da Índia, vizinho ao do museu actual. O projecto, de Paulo Mendes da Rocha, está quase pronto: um grande pavilhão de exposições levantado do chão; um edifício anexo para os serviços administrativos, auditório e restaurante; uma passagem pedonal em rampas que ligam a Rua da Junqueira à Gare Marítima de Belém sobre a via rápida e a linha do caminho-de-ferro. Do plano original, só faltou construir o silo de estacionamento no outro lado da linha. Segundo o arquitecto brasileiro, o projecto responde a “duas questões básicas e primordiais”: acolher uma museologia eficaz, centrada na ideia de preservação, numa ‘caixa’ neutra onde se guarda o ‘tesouro’ profusamente ornamentado da colecção dos coches. E, “criar novos desenhos que abriguem, amparem e expressem hábitos, símbolos urbanos do tempo em que vivemos”. Esses ‘desenhos’ são percursos e formas que inter-relacionam a utilização dos diferentes espaços da cidade com as várias funções do edifício, apelando também à recomposição da memória cultural e arquitectónica da zona. São opções como redesenhar a rua do Cais da Alfândega Velha, limite da antiga praia de Belém, ou lançar uma passagem pública ao lado das zonas de exposição, com vista sobre elas. Para criar dinâmicas de “intriga entre o que está fora e dentro”, intriga entre as funções do museu e quem passa no lugar, intriga entre as formas construídas e a própria cidade.

Um arranque polémico

Em 2008, o ministro da Economia Manuel Pinho liderou o processo do projecto do novo Museu dos Coches. As verbas desta operação resultaram de contrapartidas financeiras do novo Casino de Lisboa, na Expo. Foi motivo suficiente para suscitar desentendimentos entre tutelas, uma vez que o Ministério da Cultura não tinha sido consultado e a Câmara Municipal de Lisboa entendia ser mais oportuno fazer o investimento noutros museus. Vários institutos públicos manifestaram-se contra a demolição das Oficinas Gerais de Material do Exército, alegando efeitos “devastadores e com graves consequências para os monumentos e museus adjacentes”, porque essa opção obrigava à reestruturação de colecções e instituições. A biblioteca do Instituto Português de Arqueologia estava nas antigas oficinas; o então Ministério da Cultura assegurou acomodá-la na Cordoaria Nacional, tutelada pelo Ministério da Defesa. O núcleo de Arqueologia Subaquática foi transferido para o Museu de Marinha; outras mudanças foram imprescindíveis. Entre petições ‘pró’ e ‘contra’, centenas de personalidades da cultura e arquitectura portuguesas manifestaram a sua posição. No centro desse debate não estava apenas o projecto mas, sobretudo, o estado de ruína financeira do sector dos museus. Apesar da polémica, vingou a decisão de construir o novo Museu dos Coches. O actual museu é o mais visitado de Portugal, com uma das maiores colecções do género no mundo, mas as actuais instalações não favorecem a sua exposição nem permitem o desenvolvimento do espaço.

O folhetim da encomenda

Como muitas vezes acontece, a encomenda deste projecto resolveu-se num jantar. Reza a lenda que o ministro Manuel Pinho encontrou ocasionalmente Álvaro Siza e Eduardo Souto de Moura. Contou-lhes que a dupla suíça Herzog & de Meuron tinha declinado o convite para fazer o projecto por o prazo previsto para a execução ser curto e que em alternativa estava a pensar convidar a arquitecta Zaha Hadid. O convite a Paulo Mendes da Rocha ficou a dever-se à persuasão dos arquitectos portugueses, que convenceram o ministro a optar pela adjudicação directa do projecto a alguém com afinidades culturais relevantes. O arquitecto brasileiro tomou em mãos o problema, visitou o local de intervenção, debateu o programa e esboçou o esquema de um projecto possível (na forma simples de uma ‘maqueta de papel’, como costuma fazer). Ideia aceite, o contrato foi assinado e constituiu-se uma equipa de projecto, com os arquitectos paulistas MMBB, Ricardo Bak Gordon em Lisboa e o engenheiro Rui Furtado, para coordenar as especialidades através da Afaconsult, no Porto.

Um contrato por etapas

A gestão das verbas e do projecto ficou a cargo da Frente Tejo, sociedade responsável pela requalificação da zona ribeirinha de Lisboa, que negociou um contrato de projecto com limites orçamentais explícitos e organizado em duas fases. Uma primeira, que desenvolveu a ideia inicial ao ponto de estabelecer um valor rigoroso para o custo da obra. Esta fase foi maioritariamente desenvolvida em São Paulo, com o arquitecto e engenheiro portugueses envolvidos intensamente na discussão das soluções. O resultado foi um projecto bastante detalhado, no qual se chegou à conclusão de que o custo do edifício, com uma nave de exposições de 150 metros, estava ligeiramente acima da verba disponível (31,5 milhões de euros). Só após esta fase é que se contratualizou o projecto de execução, que foi desenvolvido em Lisboa e no Porto.

Paulo Mendes da Rocha continua a referir-se à nave de exposições como tendo 150 metros, apesar de ter sido reduzida para 132 metros para equilibrar o custo da obra. Também nessa fase de desenvolvimento, o silo de estacionamento foi ‘chumbado’ e retirado do projecto. A ambição desse programa complementar era infra-estruturar a zona com 400 lugares de estacionamento. O silo dispunha também de uma cafetaria com vista sobre o Tejo e Belém. Apesar de ser previsível a possibilidade de um contrato de concessão-construção-exploração, o município obstou a essa ambição.

O projecto, na senda da arquitectura paulista em que se inscreve Paulo Mendes da Rocha, foi concebido para ser em betão à vista. A sugestão de substituir o betão por uma estrutura metálica partiu do engenheiro. Tendo em conta o curto prazo previsto para a construção, as características dos aterros onde assentam as fundações, o risco de actividade sísmica e a necessidade de integrar sistemas de controlo ambiental complexos, um sistema construtivo leve fazia mais sentido. Foi pensada uma “estrutura metálica monolítica, agarrada no centro e deslizante nos apoios periféricos, com paredes ligeiras em painéis de gesso cartonado”. A solução permitiu, segundo Rui Furtado, “não ter de haver submissão de qualquer especialidade – todas as necessidades funcionais e mecânicas do edifício foram colhidas com simplicidade pela sua ideia original – simplesmente já estava tudo pensado!”. Seguiu-se uma obra rápida e eficaz, sem conflitos de coordenação e sem surpresas. A única surpresa é que, quase pronta, a obra teima em não se concluir.

O que está entre “tapumes”

O novo Museu dos Coches é composto por dois volumes (o “pavilhão” e o “anexo”) ligados por uma ponte (o “cockpit da segurança”). Os volumes estão pousados numa praça de uso informal, extensão do passeio público onde se organiza o complexo. A praça é uma superfície contínua em cubo de granito que avança por debaixo dos volumes, e por entre a cidade, formando um vazio que se torna o epicentro do projecto.

A disposição em pórtico dos edifícios e a sua relação com um muro, que acomoda o tecido urbano e redesenha os limites da antiga praia de Belém, cria um “efeito de concha” que projecta para dentro deste vazio o “centro” do museu. Bak Gordon diz-nos que “o verdadeiro projecto é o trabalho do espaço público; é o desenho das rampas, das escadas, das aberturas, as transparências, as relações directas e visuais que se estabelecem entre os vários elementos do Museu”. O verdadeiro projecto não é o edifício do museu, mas o facto de este, através do “anexo”, coser a malha da cidade e destacar o “pavilhão” como um grande tesouro (um paralelepípedo de 132 m por 48 m por 12 m, elevado do chão por 14 pilares circulares).

As bilheteiras e sanitários estão ao nível da rua, integrados no único elemento opaco por debaixo do pavilhão, onde também ficam as reservas, os serviços e a oficina de restauro. Esta sala apresenta grandes rasgos horizontais, paralelos à Avenida da Índia, que expõem publicamente os trabalhos de restauro executados no museu. Na frente poente está a “cafetaria popular”, transparente, com um balcão de 30 metros que recebe e oferece uma vista ampla para os jardins de Belém, em relação com as vias de circulação rápida e com a passagem pedonal. Virar a cafetaria para Belém é ligar o espaço do museu aos jardins, ao Centro Cultural de Belém (CCB), aos Jerónimos e oferecer outras possibilidades para a praça interior. Bak Gordon complementa: “Não desenhámos a cafetaria para dentro porque se acredita que algumas das casinhas que estão viradas para o centro da praça se vão converter em cafés, pequenas casas de petiscos, etc.” Do lado oposto à cafetaria, também debaixo do “pavilhão”, está o núcleo de elevadores (dois, para 75 pessoas cada), o bengaleiro e a loja, que formam um espaço amplo, totalmente envidraçado e permeável em relação à praça. Paulo Mendes da Rocha explica que “o museu não tem porta e relaciona-se para todos os lados”.

O auditório está ao nível da praça mas sob o “tecto” do “anexo” – uma estrutura porticada em betão pré-esforçado que apoia, ao nível do primeiro piso, dois corpos em aço e vidro com a direcção e o restaurante. O auditório é um volume em betão, pintado numa cor rosa semelhante à dos edifícios apalaçados de Lisboa, que, segundo o arquitecto, permite “mostrar que os coches e os meios de transporte do passado são aspectos da vida da cidade”. Em contraponto com outros palácios cor-de-rosa ou com as salas de espectáculo do CCB, no outro lado do “logradouro histórico” de Belém, o auditório é concebido como uma “bancada popular,” em betão e bancos de jardim contínuos, com amplas portas de correr para permitir desfilar sobre o mesmo pavimento coches a cavalo, carros desportivos, ou qualquer outro acontecimento.

O que salta à vista é a musculatura dos edifícios. O modo como a estrutura é assumida resulta de uma lógica “pedagógica”, mais que estética ou meramente formal. Reflecte uma ideologia, a de Paulo Mendes da Rocha, na procura de uma expressão verdadeira das coisas. A materialidade da obra não esconde o esforço e o trabalho implicados na sua execução, a pele não oculta a forma que a constrói. A força do betão dá expressão à tradição “brutalista” da arquitectura paulista, um universo de contrastes e oposições onde os diferentes elementos se enaltecem ou, nas palavras do arquitecto, “umas coisas protegem as outras”. É difícil imaginar um espaço que melhor servisse a exposição da exuberante colecção de Coches Reais. E, actualizando o sentido da palavra, pode dizer-se que o impacto que se tem ao entrar nesse espaço é “brutal”.

A nave expositiva é desprovida de qualquer decoração e caracteriza-se por duas grandes salas (125 m × 17,25 m cada), com um amplo pé-direito (8,28 m), pavimento contínuo em betão afagado e paredes brancas pontualmente interrompidas por vãos (rasgos horizontais nos topos e duas grandes aberturas no eixo transverso) ou vitrinas (cujas formas derivam da configuração das treliças metálicas estruturais). O tecto suspenso em gradil metálico branco recobre as infra-estruturas do edifício. Entre as duas salas existe uma terceira nave, que alberga serviços e circulações, de atravessamento, de serviço e de emergência, os dois elevadores públicos e o monta-coches. O piso expositivo está articulado para permitir “um quarto de visita”, “meia visita” ou “visita completa”. Estas visitas podem variar entre 15 minutos ou duas horas e meia, garantindo possibilidade de consolidar um programa museológico criativo.

Para uma visita especial, o museu oferece um percurso que começa na subida das escadas que forma o corpo saliente a meio da fachada sul, atravessa as galerias sobre as coberturas dos coches, até ao corpo anexo. O circuito pode funcionar independente da actividade regular do museu e liga à direcção do museu. A “caixa da direcção”, no “anexo”, é envidraçada para o lado da praça. A “caixa do restaurante”, no mesmo corpo, é envidraçada para Belém. Entre as duas existe um vazio coberto por um grande tecto em lanternim, que ilumina o espelho de água na cobertura do auditório. Partindo da Rua da Junqueira, as rampas da galeria pedonal atravessam este espaço. As varandas exteriores que ligam os dois corpos oferecem espaços de contemplação, ou de intriga, entre o dentro e o fora do museu. E somos de novo transportados para a praça, em torno da qual tudo gravita.

O museu sem coches

O edifício está quase pronto e aguarda apenas uso. Mais que um museu, o projecto funciona como uma infra-estrutura urbana, que oferece ‘espaço público’ à cidade. O complexo foi pensado para dar um novo sentido a Belém, fazendo companhia aos Jerónimos no sentido de modernidade e no potencial futuro que representa. Para além da competência funcional dos espaços, das formas e dos percursos, o novo Museu dos Coches oferece a Belém outra carga simbólica quanto ao uso e destino colectivo da cidade. Paulo Mendes da Rocha diz que o projecto “é a memória da cidade na sua instabilidade histórica”. A obra coloca a cidade informal ao lado da cidade monumental, encenando diferentes tempos e poderes, diferentes ideologias e acções políticas. É um manifesto da pólis. E o estado de indefinição em que se encontra, uma representação cruel de uma encruzilhada política.

Num desabafo, Paulo Mendes da Rocha diz que “está mais difícil tirar os tapumes do que iniciar a obra”. Até agora foram gastos cerca de 30 milhões de euros, falta apenas concluir a galeria pedonal que liga à Avenida da Índia e avançar com o projecto expositivo. Este, desenvolvido pelo arquitecto Nuno Sampaio, já foi amplamente debatido com a direcção do museu. A expectativa é tirar o máximo partido da colecção, integrando uma parte que agora está em Vila Viçosa. E não bloquear o progresso deste museu enquanto “máquina de cultura” com a maior receita de bilheteira no país. As novas instalações vão aumentar esse número, incluindo ainda oficinas de restauro com qualidades únicas e capazes de estabelecer protocolos com uma indústria do restauro que se tem vindo a desenvolver em Portugal. O novo edifício tem condições de excelência para o restauro de vários materiais, como talha dourada, couros, metais, pintura, tecidos, etc. E ainda condições privilegiadas para potenciar o turismo: um espaço público que se articula com o comércio local e lojas afectas ao museu, um auditório com óptima relação com a nova praça, e outras tantas coisas que o magnetismo barroco dos coches pode potenciar. Na sua clareza, a obra de Paulo Mendes da Rocha tem verdadeiro valor público e cria condições para o desenrolar das mais diversas iniciativas. Compete ao Estado, que lançou o processo, demonstrar que está ao nível do desempenho desta arquitectura. E tomar as decisões necessárias para avançar com a economia do turismo, e da cidade, em Belém. No impasse presente, fica de Paulo Mendes da Rocha: “Talvez Portugal tenha medo da aventura que ele próprio desencadeou.”

 

Este artigo foi publicado no J-A 246, Jan — Abr 2013, p. 26-37.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Localização
Belém, Lisboa
Projecto
2008 – 2009
Construção
2009 –
Cliente
Frente Tejo/ Estado Português
Área de Construção
16170 m2
Arquitectura
Paulo Mendes da Rocha; MMBB; Bak Gordon Arquitectos
Coordenação
Nuno Costa
Colaboração
Edison Hiroyama, Giovanni Meirelles, José Paulo Gouvêa, Luís Pedro Pinto, Pedro Serrazina, Marina Sabino, Nuno Velhinho, Rui Cancela, Sónia Silva, Vera Higino, Walter Perdigão
Especialidades: Fundações, Estruturas, Instalações Hidráulicas, Instalações Eléctricas, ITED, Gás, AVAC, Térmica, Acústica, Segurança
AFA Consult
Paisagismo
PROAP
Projecto Expositivo
Nuno Sampaio, arquitecto
Sinalética
António Queirós Design
Coordenação de Especialidades
Armando Vale